terça-feira, 5 de novembro de 2013

O Teatro


“O pior teatro do mundo é a vida”; conhecem frase mais cruel e definitiva?!

Piotr Fomenko - o famoso encenador russo que faleceu o ano passado - é o autor da frase-chave e de uma explicação curiosa quanto ao momento em que o seu teatro se forjou, em plena 2 Guerra Mundial: “Tinha dez anos e vivia com a minha mãe. Uma noite, um bombardeamento mais forte do que os outros deixou-me em estado de choque. Tornei-me um pouco louco. O meu interesse pelo teatro começou com essa loucura. Nada de extraordinário, porque o teatro está cheio de loucos. Se tivesse sido uma pessoa mais razoável, jamais teria podido suportar esta vida”.

Querem acreditar que, comigo, ocorreu algo de similiar graças à política figueirense?!

João Ataíde decide vetar a presença de público numa das reuniões de Câmara, no momento em que a Câmara é considerada a autarquia mais transparente do país...

O PS justifica a decisão com a necessidade de recato, de forma a que os municípios “concorrentes” não tomem conhecimento de “alguns assuntos estratégicos” discutidos em reunião de Câmara?!

 O PSD, em vez de se rir desbragadamente do medo do big brother, ataca violentamente Ataíde, quando na maioria dos municípios portugueses – como as autarquias PSD de Coimbra e Aveiro - só uma das sessões de Câmara é pública...

Ataíde preencheu o seu gabinete com um secretário que é jurista de profissão?! O homem esteve, pelo menos, 5 anos a estudar constitucional, administrativo, reais, obrigações, com alguns dos melhores lentes de direito do país, e acaba nisto, a escrever cartas para o Sr. Presidente ...

João Portugal, o político que passou 4 anos a difamar João Ataíde, não teve vergonha nenhuma e acabou vereador de Ataíde! E o Presidente, em vez de colocar o rapaz a trabalhar – já é tempo! – transforma-o num vereador sem tempo e sem pasta...

Quem consegue explicar toda esta insanidade?!

Porque é que ninguém discute o que é verdadeiramente relevante?!

Fez sentido João Ataíde ter ido buscar para vereadora Ana Oliveira, uma cidadã que nunca tinha intervido politicamente até ao dia em que colocou os pés na Câmara?! Faz sentido o Presidente concentrar em si “pelouros” fundamentais, como o financeiro e o administrativo, quando tem toda uma autarquia para governar?! E fez algum sentido a arrogância e pesporrência com que Ataíde respondeu à oposição, na primeira reunião do Executivo?!

Realmente, “o pior teatro do mundo é a vida” política...

 

P.S. - Sabem como é que o gabinete de João Ataíde descreveu as parcas atribuições de João Portugal no Executivo? Desta forma: João irá coadjuvar nas “questões de promoção e apoio a medidas e acções visando o desenvolvimento do comércio e da qualidade da oferta turística do município”.

Perceberam?! Existe a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, mas será o inefável João Portugal a desenvolver o comércio figueirense! E quanto à “qualidade da oferta turística do município”, o que irá fazer Joãozinho?! Vai inspeccionar a qualidade de todos os quartos de hotel, pensões e residênciais do burgo?! Vai provar todas as iguarias servidas à turistada nos restaurantes do concelho?!

Há momentos em que fico com pena que a Câmara da Figueira seja  considerada a mais transparente do país; porque é que esta frase tonta não ficou guardada a sete chaves?!

 

2 comentários:

  1. Aqui deixo expressa a minha admiração por si. Revelou-se um HOMEM DE CORAGEM, sem apego ao poder e sem mordaças de interesses e compadrios. Acompanhei a sua defesa intransigente de Ataíde na campanha eleitoral contra Miguel Almeida. Ninguém o defendeu melhor que o senhor. Vejo agora que quando é preciso criticar quem antes defendeu com afinco, porque esteve mal; porque não soube defender os valores e confiança que nele depositaram; porque iniciou um mandato da pior forma possível, armando-se em grande senhor; porque não soube distribuir com merito os pelouros; porque não soube perpetuar o legado de democraticidade das reuniões públicas; porque a primeira medida da sua gestão de Presidente com maioria foi a de recrutar fora membros para um gabinete de assessoria pessoal.... fê-lo. Parabéns meu bravo guerreiro. Ainda há homens de bem

    ResponderExcluir
  2. João Portugal irá coadjuvar nas “questões de promoção e apoio a medidas e acções visando o desenvolvimento do comércio e da qualidade da oferta turística do município”.
    1ºinspecionar de verão a qualidade da bolacha americana.
    2ºinspecionar a embalagem das pevides e das castanhas.
    3ºzelar pelo bom funcionamento do parque de diversões.
    4ºestabelecer um novo horario para o edificio o trabalho.
    5ºfiscalizar a limpesa do coreto do jardim e respetivo lago de peixes.
    6ºEstão garantidas visitas guiadas ao 37, ao rodrigues,ao gato preto,ao chalé das canas,ao rancho e ao zé vilas.
    7ºeste pelouro vai tambem fomentar a criação da L.A.T.F.
    Liga dos amigos das tascas figueirenses.
    8º Vai ser assinado entre joao portugal e a --A.TO.C.C.--Assossiação de torresmos e couratos do centro --- para a colocação de uma banca de torressmos á porta do casino para desenvolvimento do comercio naquela zona.
    9ºeste pelouro vai fomentar a LI.PO.VE.EN.
    OU SEJA: LIGA DOS POLITICOS VERBOS DE ENCHER

    ResponderExcluir